Boa Madrugada - 03:52:23 - Sábado, 19 de Abril de 2014
 

| Home | Fale Conosco | Biblioteca Online | Organizações Parceiras | Publicações Acadêmicas | Loja Virtual |
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Transporte e Infraestrutura - Detalhes sobre essa informação
Título: Obras na pista do Aeroporto em 2011
Autor: Publicado no jornal Correio do Povo
Data: 28/12/2010
Link: http://www.correiodopovo.com.br
Artigo:
Um conjunto de obras, orçadas em R$ 1 bilhão, fundamentais para acabar com gargalos do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, começará em março de 2011. Três delas terminarão em dois anos, por serem complementares: prolongamento de 920 metros da pista; construção de novo complexo logístico, de 80 mil m², dos quais 23 mil m² destinados ao armazenamento de cargas; e instalação da categoria II do ILS, sistema de navegação por instrumentos que garante operações de pouso e decolagem de aeronaves com 400 metros de visibilidade e 30 metros de teto.

O cronograma integra as expectativas do superintendente regional da Infraero, Jorge Herdina, e tem como base as negociações da Diretoria de Engenharia da empresa, em Brasília. Uma das tratativas é feita com o Exército, que deverá executar a ampliação da pista. Quando a obra for entregue, a pista terá comprimento de 3,2 mil metros e permitirá operações do maior jato de transporte de passageiros do mundo, o A-380. Será possível a realização de voos sem escala de Porto Alegre para a Europa.

Hoje, conforme Herdina, os widebodies (aviões de fuselagem larga) sofrem limitações devido à dimensão insuficiente da pista: não há extensão para a sustentação aerodinâmica do avião com carga máxima de passageiros, bagagens e combustível. Quando o investimento for concluído, o transporte de passageiros e cargas será mais eficiente e rentável, observou Herdina.

Entre as demais obras a serem entregues em no máximo cinco anos estão mais um edifício-garagem, um novo posto de abastecimento de combustível de aviação e uma torre de controle de voos. Enquanto as obras não começam, a superintendência trabalha para diminuir o problema da falta de táxis aos finais de tarde. Está em discussão o acréscimo de mais 50 táxis à atual frota de 180 veículos.
© 2010 INSTITUTO LIBERDADE
Av. Ipiranga 6681 – Prédio 96B, Conj. 107 - Tecnopuc - CEP 90619-900 - Porto Alegre, RS, Brasil
55 51 3384-7158 55 51 3384-6893
| Desenvolvido por SUPORTA Web |
Perfil do IL no Facebook Siga o IL no Twitter Comunidade do IL no Orkut