Boa Tarde - 14:12:46 - Sábado, 19 de Abril de 2014
 

| Home | Fale Conosco | Biblioteca Online | Organizações Parceiras | Publicações Acadêmicas | Loja Virtual |
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Transporte e Infraestrutura - Detalhes sobre essa informação
Título: Mais aeroportos regionais no país
Autor: Editorial do jornal Correio do Povo
Data: 17/04/2012
Link: http://www.correiodopovo.com.br/Impresso/?Ano=117&Numero=200&Caderno=0&Editoria=107&Noticia=413312
Artigo:
O governo federal está preparando um programa de aumento do número de aeroportos no país por meio da regionalização. De acordo com o ministro da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Wagner Bittencourt, a projeção é que, até 2014, haja 210 unidades em operação. O montante atual está em 130 terminais, o que implicará uma expansão significativa em relação ao quadro atual.

O grupo de trabalho que trata do assunto já está em atividade. A ideia é lançar o programa num curto espaço de tempo, incrementando a gama de alternativas hoje existentes para a população. Segundo o dirigente ministerial, os recursos para o programa terão como origem o Fundo Nacional da Aviação Civil. Implantada em abril do ano passado, essa rubrica conta com aproximadamente R$ 2 bilhões por ano e é formada por verbas advindas das concessões dos aeroportos e da arrecadação de percentuais da receita bruta dos aeroportos concedidos, entre outros itens.

Para o ministro, é muito importante estabelecer uma malha aeroviária que permita aumentar o fluxo de brasileiros que viajam e que atenda a grande maioria da população. Atualmente, os aeroportos nacionais prestam serviços para menos de 80% da população e a perspectiva é dar atendimento para 94% do contingente populacional. Ainda não há uma definição da forma de gestão, mas é certo que a construção ficará por conta dos entes estaduais.

O anúncio governamental vem ao encontro da necessidade de aumentar o fluxo de turistas no país, tanto por conta da vinda de estrangeiros como pela movimentação interna. É certo, porém, que isso só será possível se os serviços de transporte tiverem uma qualidade compatível com a demanda e com as necessidades de quem se desloca. Aumentar o número de aeroportos, com novas rotas, é uma forma de melhorar a logística aérea, contribuindo para o crescimento do setor de turismo e gerando benefícios em escala.
© 2010 INSTITUTO LIBERDADE
Av. Ipiranga 6681 – Prédio 96B, Conj. 107 - Tecnopuc - CEP 90619-900 - Porto Alegre, RS, Brasil
55 51 3384-7158 55 51 3384-6893
| Desenvolvido por SUPORTA Web |
Perfil do IL no Facebook Siga o IL no Twitter Comunidade do IL no Orkut