Boa Tarde - 12:42:56 - Quinta-Feira, 17 de Abril de 2014
 

| Home | Fale Conosco | Biblioteca Online | Organizações Parceiras | Publicações Acadêmicas | Loja Virtual |
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Transporte e Infraestrutura - Detalhes sobre essa informação
Título: BID critica infraestrutura
Autor: Publicado no jornal Correio do Povo
Data: 30/01/2012
Link: http://www.correiodopovo.com.br/Impresso/?Ano=117&Numero=122&Caderno=0&Noticia=386990
Artigo:
Davos - A infraestrutura do Brasil é vista como o ponto fraco do país, que foi objeto de atenção especial, neste sábado, no Fórum Econômico Mundial de Davos, penúltimo dia do 42 Fórum Mundial Econômico, em Davos, na Suíça, a partir de seu modelo econômico de sucesso, que criou 14 milhões de empregos em menos de uma década. "A infraestrutura é ainda um dos principais desafios para o Brasil", disse o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Luis Alberto Moreno.

"O Brasil, provavelmente, investe 2,5% do PIB no setor, mas isso não é suficiente", disse Moreno, lembrando que é mais caro transportar um contêiner da Colômbia para o Brasil do que para o Canadá. O secretário-executivo do Ministério brasileiro de Desenvolvimento, Alessandro Teixeira, recordou que, durante mais de duas décadas, o Brasil vive um "apagão" neste setor, tendo sido obrigado a reconstruir estradas, aeroportos e portos. Outros desafios são a questão dos impostos cobrados no país e a reforma da Previdência, admitiu Teixeira.

Muitos criticam o fato de o país ainda ser um exportador de commodities, mas não se pode esquecer, recordou Teixeira, que é o terceiro produtor mundial, atrás da China, com quem mantém superávit comercial. Mas, segundo o chanceler Antonio Patriota, a qualidade do comércio com a China não é a ideal, porque o Brasil exporta sobretudo commodities e importa produtos acabados. "Estamos insistindo na agenda com parceiros que nos possam trazer benefícios científicos e tecnológicos, além de novas oportunidades econômicas", disse Patriota.
© 2010 INSTITUTO LIBERDADE
Av. Ipiranga 6681 – Prédio 96B, Conj. 107 - Tecnopuc - CEP 90619-900 - Porto Alegre, RS, Brasil
55 51 3384-7158 55 51 3384-6893
| Desenvolvido por SUPORTA Web |
Perfil do IL no Facebook Siga o IL no Twitter Comunidade do IL no Orkut