Boa Tarde - 12:42:57 - Quinta-Feira, 17 de Abril de 2014
 

| Home | Fale Conosco | Biblioteca Online | Organizações Parceiras | Publicações Acadêmicas | Loja Virtual |
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Transporte e Infraestrutura - Detalhes sobre essa informação
Título: Aeroportos ainda são gargalos
Autor: Editorial do jornal Correio do Povo
Data: 30/07/2011
Link: http://www.correiodopovo.com.br/Impresso/?Ano=116&Numero=303&Caderno=0&Editoria=107&Noticia=321253
Artigo:
O Brasil tem condições de melhorar em 30% as condições de operação dos aeroportos do país se valendo apenas da atual infraestrutura. A afirmação é do ministro da Secretaria Especial de Aviação Civil, Wagner Bittencourt. Para corroborar sua avaliação, citou uma série de medidas que estão sendo tomadas, incluindo-se a reestruturação da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e do Centro de Gerenciamento Aeroportuário (CGA). O país corre contra o tempo para que o setor aéreo se reordene antes da Copa do Mundo.

Para minorar o problema, foram anunciados o aumento de vagas de estacionamento, a ampliação das áreas de raios X, a extensão do espaço de embarque, o check in compartilhado entre as companhias aéreas, a disponibilização de rede de Internet para os passageiros e o redimensionamento da área da Receita Federal. Outro ponto a ser melhorado diz respeito à fiscalização da atuação das companhias aéreas, que receberão um acompanhamento mais sistemático. Haverá ainda a criação de um novo Conselho de administração e uma diretoria de empreendimentos para tratar das obras de engenharia. Em relação às concessões, a nova concessionária dos serviços aeroportuários terá 49% de capital estatal, com o poder público participando da gestão.

A declaração do ministro aponta para um gerenciamento correto dos recursos governamentais. Entretanto, é necessário garantir não só a otimização do que já está disponível, mas, principalmente, executar todo o cronograma das construções necessárias para a Copa e as Olimpíadas de 2016. O país já está comprometido aos olhos do mundo com esses eventos esportivos e precisa edificar a infraestrutura adequada para recebê-los. Até agora, ainda não há indicativos de que tudo se resolverá a contento e uma maior tranquilidade só virá com a aceleração das obras.
© 2010 INSTITUTO LIBERDADE
Av. Ipiranga 6681 – Prédio 96B, Conj. 107 - Tecnopuc - CEP 90619-900 - Porto Alegre, RS, Brasil
55 51 3384-7158 55 51 3384-6893
| Desenvolvido por SUPORTA Web |
Perfil do IL no Facebook Siga o IL no Twitter Comunidade do IL no Orkut