Boa Tarde - 16:33:38 - Sábado, 19 de Abril de 2014
 

| Home | Fale Conosco | Biblioteca Online | Organizações Parceiras | Publicações Acadêmicas | Loja Virtual |
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Tecnologia - Detalhes sobre essa informação
Título: Criado parque tecnológico
Autor: Publicado no jornal Zero Hora
Data: 10/04/2010
Link: http://www.zerohora.com.br
Artigo:
Centro reunirá empresas ligadas a projetos vinculados a laboratórios da UFRGSA mais importante instituição pública de Ensino Superior do Estado, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ganhará um parque tecnológico. O Conselho Universitário decidiu ontem pela criação da nova unidade que aproxima a federal da iniciativa privada.

Conforme o projeto, o Parque Científico e Tecnológico permitirá instalação de unidades de pesquisa e desenvolvimento de instituições de base tecnológica no interior do seu campus universitário. Para isso, as empresas deverão estar ligadas a projetos de laboratórios da universidade, em um molde semelhante ao de outros parques no Estado – como o Tecnosinos vinculado à Unisinos, em São Leopoldo, e o Tecnopuc da PUCRS, na Capital. O empreendimento da UFRGS tentará reunir empresas em uma área de 40 hectares no Campus do Vale.

– Temos 600 grupos de pesquisa, 5 mil projetos. Precisamos garantir que esse conhecimento chegue à sociedade – explicou o pró-reitor de pesquisa da UFRGS, João Schmitt.

A ideia é que a produção das empresas possa contribuir para o desenvolvimento de pesquisas, de novos produtos, aproveitando a mão de obra qualificada, com a contratação de alunos e profissionais. O centro será focado em informática, eletroeletrônica, engenharias, física, medicamentos, biotecnologia e química.

– Nos próximos 45 dias, discutiremos como será a gestão do parque e como será feita a seleção de empresas – revelou o professor.

Ontem, estudantes voltaram a protestar contra o projeto em frente à reitoria. Os críticos levantam dúvidas sobre o local destinado à construção do parque, no Campus do Vale, e sobre o futuro de matas existentes no local previsto para os prédios.
© 2010 INSTITUTO LIBERDADE
Av. Ipiranga 6681 – Prédio 96B, Conj. 107 - Tecnopuc - CEP 90619-900 - Porto Alegre, RS, Brasil
55 51 3384-7158 55 51 3384-6893
| Desenvolvido por SUPORTA Web |
Perfil do IL no Facebook Siga o IL no Twitter Comunidade do IL no Orkut