Boa Madrugada - 05:15:43 - Domingo, 20 de Abril de 2014
 

| Home | Fale Conosco | Biblioteca Online | Organizações Parceiras | Publicações Acadêmicas | Loja Virtual |
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Tecnologia - Detalhes sobre essa informação
Título: Inovação é essencial para o país
Autor: Editorial do jornal Correio do Povo
Data: 27/11/2011
Link: http://www.correiodopovo.com.br/Impresso/?Ano=117&Numero=58&Caderno=0&Editoria=107&Noticia=364953
Artigo:
O Brasil precisa investir cada vez mais em conhecimento, tecnologia e inovação como forma de manter o crescimento e atingir uma competitividade que o firme como uma das maiores economias do planeta. Para a presidente Dilma Rousseff, esse tripé é fundamental para ocupar um espaço que se descortina no mundo, principalmente com a crise na Europa. Para ela, o momento é delicado e exige cautela nos investimentos, mas são bastante amplas as possibilidades de crescimento.

O Brasil está num bom momento interno, equilibrado financeiramente e com níveis de empregos que podem ser considerados positivos, principalmente no cotejo com outros países. A taxa nacional de desemprego, de 5,8%, por exemplo, é muito baixa se comparada com a da Espanha, que é de 45% entre os mais jovens, com média geral de 22%. Há alguns anos, dizer que o país teria sua mão de obra em melhor situação de aproveitamento do que a desse país da Península Ibérica poderia ser considerado despautério.

Para continuar avançando, a presidente defendeu que é preciso continuar mantendo o ciclo da produção e do consumo, melhorar os serviços públicos, realizar parcerias qualitativas com o setor privado e investir firmemente em inovação. Somente dispondo de tecnologia de ponta poderemos aspirar a ter um Produto Interno Bruto (PIB) que insira o Brasil entre as nações realmente desenvolvidas em todos os quesitos. Afinal, não é aceitável que possamos ter a quinta economia do mundo e estejamos em péssimas colocações em rankings que medem o desenvolvimento humano, a educação, o acesso à saúde e ao saneamento e as taxas de mortalidade infantil.

As empresas brasileiras, tanto as privadas como as estatais, estão em processo de expansão. A geração de emprego e de renda é fundamental para o bem-estar de todos, mas isso só será viabilizado se nossa infraestrutura e parques industriais forem constantemente modernizados.
© 2010 INSTITUTO LIBERDADE
Av. Ipiranga 6681 – Prédio 96B, Conj. 107 - Tecnopuc - CEP 90619-900 - Porto Alegre, RS, Brasil
55 51 3384-7158 55 51 3384-6893
| Desenvolvido por SUPORTA Web |
Perfil do IL no Facebook Siga o IL no Twitter Comunidade do IL no Orkut