Boa Noite - 19:06:59 - Sábado, 19 de Abril de 2014
 

| Home | Fale Conosco | Biblioteca Online | Organizações Parceiras | Publicações Acadêmicas | Loja Virtual | 
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Notícias - Detalhes sobre essa notícia
Título: Fórum da Liberdade propõe debate sobre os próximos 25 anos
Autor: Clarisse de Freitas para o Jornal do Comércio
Data: 28/03/2012
Link: http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=89809
Notícia:
Publicado no Jornal do Comércio

Debater o futuro do Brasil além dos pontos que centralizam as principais questões no momento atual é a proposta da 25ª edição do Fórum da Liberdade. O evento acontece entre os dias 16 e 17 de abril no Centro de Eventos da Pucrs e tem como tema “2037: que Brasil será o seu?”.

Ricardo Gomes, presidente do Instituto de Estudos Empresariais (IEE), explica que a ideia é fugir dos problemas momentâneos e propor uma reflexão de longo prazo para a esfera pública – assim como as empresas e as pessoas se organizam. “Queremos, por exemplo, debater o futuro da educação no Brasil. Esse tema atualmente é centralizado na questão do pagamento ou não do piso nacional, do índice de reajuste da remuneração dos professores. Mas queremos abordar a questão de uma forma mais ampla, queremos refletir sobre a formação das futuras gerações”, afirmou.

Nessa edição, a lista de conferencistas convidados inclui nomes como o do fundador da Associação Contas Abertas, Francisco Gil Castello Branco Neto, e do deputado federal Efraim Filho (DEM-PB, presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado). Segundo Gomes, houve uma aberta opção por não formar painéis onde os participantes tivessem claramente posicionamentos políticos opostos – ao contrário do formato experimentado em anos anteriores.

O Fórum da Liberdade de 2012 está dividido em sete painéis, sendo que no primeiro serão reunidos os empresários Roger Agnelli, André Gerdau Johannpeter, Vicente Falconi e Guilherme Paulus. Com a mediação do advogado Carlos Fernando Souto, eles debaterão o tema central do evento. Nos demais painéis, que acontecerão durante toda a terça-feria, 17 de abril, serão abordados temas como empreendedorismo, prosperidade, experiências internacionais, corrupção, democracia, educação, drogas e violência.

“O Fórum da Liberdade deve ter, uma vez mais, a lotação máxima do auditório, que é de 5,5 mil pessoas. Além disso, a programação será transmitida via internet, o que no ano passado ampliou enormemente o número de participações. Tivemos, na edição anterior, 220 mil acessos, com média de 10 minutos de duração cada uma, o que para vídeos postados na internet é muito tempo”, apontou Gomes.

A programação do Fórum da Liberdade inclui, ainda, duas mostras. A primeira, com foco histórico e cultural, repassa as 24 edições anteriores e menciona as transformações que o mundo e o Brasil sofreram desde a criação do evento pelo IEE, em 1988. Já a exposição Retratos de Expressão Brasil 2037 reúne trabalhos de diversos artistas que tentam responder qual será o Brasil de 2037. “Teremos, ainda, na abertura do evento, a entrega dos prêmios Liberdade de Imprensa e Libertas. O Liberdade de Imprensa será dado a Nelson Sirotsky, pelo trabalho de defesa da liberdade de expressão que ele desenvolveu na Associação Nacional de Jornais (ANJ) e na Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão (Abert). Já o Libertas será concedido à Carlos Fernando Souto, pela defesa dos princípios liberais”, disse Gomes.

As inscrições para o Fórum da Liberdade podem ser feitas pelo site www.forumdaliberdade.com.br até as 17h do domingo anterior ao evento, 15 de abril. A participação custa R$ 40,00 para profissionais e R$ 20,00 para estudantes, que devem apresentar a carteira estudantil na entrada.
© 2010 INSTITUTO LIBERDADE
Av. Ipiranga 6681 – Prédio 96B, Conj. 107 - Tecnopuc - CEP 90619-900 - Porto Alegre, RS, Brasil
55 51 3384-7158 55 51 3384-6893
| Desenvolvido por SUPORTA Web |
Perfil do IL no Facebook Siga o IL no Twitter Comunidade do IL no Orkut