Bom Dia - 06:35:47 - Sábado, 19 de Abril de 2014
 

| Home | Fale Conosco | Biblioteca Online | Organizações Parceiras | Publicações Acadêmicas | Loja Virtual | 
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Notícias - Detalhes sobre essa notícia
Título: Programa de visitas à Berlim e Bruxelas “As Relações entre a União Europeia e a América Latina”
Autor: Instituto Friedrich Naumann para a Liberdade
Data: 20/07/2011
Link: http://www.ffn-brasil.org.br/novo/?secao=Atualidades&codigo=879
Notícia:
A segunda parte do Programa de visitas à Berlim e Bruxelas “As Relações entre a União Europeia e a América Latina”, de 24 de maio a 2 de junho, foi um sucesso e uniu representantes e pesquisadores de think tanks da América Latina que são membros da RELIAL com representantes e políticos da Liberal Internacional e da Aliança de Liberais e Democratas da Europa (ALDE). A viagem representa a conclusão da discussão sobre 5 temas: educação, democracia, economia, imigração e meio ambiente. A primeira parte do programa foi realizada em março de 2010.

Margaret Tse, Pesquisadora e CEO do Instituto Liberdade – IL-RS, foi convidada a participar do programa realizado pela Fundação Friedrich Naumann para a Liberdade, por meio do escritório Regional para a América Latina da Fundação. Além do Brasil, Argentina, Colômbia, Costa Rica, Guatemala e Venezuela enviaram representantes para o Programa, entre eles, Otto Guevara Guth, presidente da RELIAL. Ulrich Wacker, Diretor Regional para a América Latina da Fundação Friedrich Naumann, acompanhou o grupo na viagem.

Em Berlim, os participantes foram recepcionados por Ulrich Niemann, Diretor do Departamento de Política Internacional e pela Dra. Gabriele Reitmeier, Diretora do Departamento para América Latina e África, ambos da Fundação Friedrich Naumann para a Liberdade. No primeiro dia do programa houve reuniões sobre o tema a América Latina do ponto de vista da política alemã, com as deputadas federais do FDP (Partido Liberal Democrata) Marina Schuster e Angelika Brunkhorst.

Em Bruxelas, em reunião com os representantes da ALDE no Parlamento Europeu, Margaret Tse apresentou a proposta sobre Educação Superior em Ciência e Tecnologia. Em resumo suas propostas foram:

1- O desenvolvimento social e econômico de uma nação está diretamente relacionado com o nível de educação de sua população, portanto a Tecnologia da Comunicação e Informação deve ser usada como uma plataforma para capacitação dos recursos humanos, reduzindo a divisão digital, permitindo o intercâmbio de dados científicos e de desenvolvimento social, fornecendo treinamento e ferramentas necessárias para indústrias de conhecimento intensivo e incubadoras da indústria de tecnologia. Estas ações podem contribuir para iniciativas mais rentáveis.

2- O aumento substancial da participação e envolvimento do setor privado deve ser encorajado através das PPPs, ou Parcerias Público-Privadas. Assim como incentivar o aumento da alocação de atividades de pesquisa e desenvolvimento que resultem em um processo de geração de patentes, registros de marcas, criação de parques tecnológicos e pólos setoriais, além de geração de programas com investimentos em P&D voltados para o empreendedorismo.

Na avaliação de Margaret Tse, a viagem foi ótima e muito produtiva, gerando oportunidade de novos contatos e a apresentação de propostas.
© 2010 INSTITUTO LIBERDADE
Av. Ipiranga 6681 – Prédio 96B, Conj. 107 - Tecnopuc - CEP 90619-900 - Porto Alegre, RS, Brasil
55 51 3384-7158 55 51 3384-6893
| Desenvolvido por SUPORTA Web |
Perfil do IL no Facebook Siga o IL no Twitter Comunidade do IL no Orkut