Boa Noite - 20:33:45 - Sexta-Feira, 18 de Abril de 2014
 

| Home | Fale Conosco | Biblioteca Online | Organizações Parceiras | Publicações Acadêmicas | Loja Virtual | 
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Notícias - Detalhes sobre essa notícia
Título: Tributo à Sir John Marks Templeton
Autor: Por Margaret Tse *
Data: 08/07/2008
Link: http://www.il-rs.org.br
Notícia:
O filantropo Sir John Marks Templeton faleceu no dia 08 de julho de 2008, em Nassau (Bahamas), aos 95 anos de idade. Como um pioneiro empreendedor tanto em investimentos financeiros como incentivador espiritual, ele passou a sua vida inteira encorajando as pessoas a manterem as suas mentes abertas. Ele criou o Templeton Mutual Funds e nas últimas três décadas, dedicou sua fortuna ao trabalho de sua Fundação (Fundação John Templeton) com questões relativas à ciência, religião e ao propósito humano. A Fundação também apóia universidades e instituições no incentivo do novo pensamento sobre a criação de riqueza no mundo em desenvolvimento. Esta visão é derivada de sua crença de que pesquisa séria e ciência de ponta são o coração do progresso humano.

Nascido em Tennessee (EUA) e naturalizado britânico, ele foi agraciado pela Rainha Elizabeth II com o título de “Knight Bachelor” pelas suas realizações filantrópicas, em 1987, incluindo o patrocínio do antigo Centro de Estudos em Administração de Oxford assim como a Faculdade Templeton dentro da Universidade de Oxford (1984).

Em sua carreira que inclui diretoria em bancos, negócios e empresas de seguros, Templeton sempre manteve uma longa associação com a Igreja Presbiteriana. Ele sempre dizia que um negócio competitivo é muito similar com a missão e objetivos das entidades religiosas, porque enriquece o pobre mais do que qualquer outro sistema que a humanidade tenha visto. Um empreendimento competitivo reduz custos, aumenta a variedade e melhora a qualidade. Se um negócio não for ético, ele eventualmente deixará de existir.

A Fundação John Templeton agracia prêmios como o Templeton Prize e também distribui bolsas a entidades de ensino, e fundos (grants) de excelência em diversas áreas para entidades e instituições globalmente. Como recipiente do Prêmio Liberdade Templeton Instituto de Excelência 2006, o INSTITUTO LIBERDADE homenageia SIR JOHN MARKS TEMPLETON por toda a sua obra, sua visão empresarial e espiritual. Perdemos um líder intelectual e um mentor de grande sabedoria. Seu legado são as bençãos de uma vida cheia e produtiva. Obrigado por nos ter encorajado a entender o significado das liberdades econômica e individual.

* Margaret Tse é CEO do INSTITUTO LIBERDADE (Porto Alegre, Brasil).
© 2010 INSTITUTO LIBERDADE
Av. Ipiranga 6681 – Prédio 96B, Conj. 107 - Tecnopuc - CEP 90619-900 - Porto Alegre, RS, Brasil
55 51 3384-7158 55 51 3384-6893
| Desenvolvido por SUPORTA Web |
Perfil do IL no Facebook Siga o IL no Twitter Comunidade do IL no Orkut