Boa Madrugada - 02:43:59 - Domingo, 20 de Abril de 2014
 

| Home | Fale Conosco | Biblioteca Online | Organizações Parceiras | Publicações Acadêmicas | Loja Virtual | 
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Notícias - Detalhes sobre essa notícia
Título: Ciclo de Colóquios Latino-Americano do Instituto Liberdade – 1a. Edição
Autor: por Margaret Tse
Data: 26/03/2010
Link:
Notícia:
O Instituto Liberdade em parceria com RELIAL e Instituto Friedrich Naumann para a Liberdade, estão organizando um colóquio com o tema: Direitos de Propriedade como uma ferramenta para reduzir a pobreza.

Argumentação

As pessoas que vivem nos países desenvolvidos possuem garantias sob o Estado de Direito —onde propriedade, identidade e negócios são legalmente definidos e documentados. Este sistema é responsável pela prosperidade.

A esmagadora maioria da humanidade mora num mundo sem esta arquitetura invisível que nos permite viver, trabalhar e prosperar como poucos na história da humanidade. Não somente faltam-lhes ferramentas de apoio como precisam frequentemente comercializar e trocar valores diante de obstáculos burocráticos desnecessários que o economista Hernando Soto chama de “muro de papel”. De Soto diz: “Quatro bilhões de pessoas em um mundo de seis bilhões, muitos com bens – casas e negócios – e ansiosos em melhorar suas chances de vida em mercados maiores, estão à margem do Estado de Direito. Estes quatro bilhões de pessoas têm pouca chance de sucesso porque discriminatórios sistemas legais, onerosos e opressivos, os previnem de acessar ferramentas legais para cooperar economicamente em nível nacional, sem falar em nível global.”

As relações entre pessoas e coisas numa economia de mercado precisam ser concretizadas em documentos antes que se tornem disponíveis no mundo. Os documentos reduzem os custos de acesso à importante informação e reduzem a incerteza de um bem, ajudando a revelar o seu valor real. Os documentos e sistemas aceleram grandemente o processo das transações.

As pessoas de países em desenvolvimento não possuem acesso aos documentos e muito menos acesso ao sistema legal, que podem lhes conceder poder. E por esta razão permanecem envolvidos na pobreza. Se os líderes mudarem as leis de forma que os pobres possam facilmente integrar e comercializar, eles podem sair da pobreza para a riqueza com relativa rapidez.

* O evento será conduzido em Espanhol e em Inglês, sem tradução.

Data: 14 de abril de 2010 – Quarta feira

PARA SE REGISTRAR NO EVENTO, OS PARTICIPANTES CONVIDADOS DEVEM ENTRAR EM CONTATO, O MAIS BREVE POSSÍVEL, COM O INSTITUTO LIBERDADE - email: il-rs@il-rs.org.br
© 2010 INSTITUTO LIBERDADE
Av. Ipiranga 6681 – Prédio 96B, Conj. 107 - Tecnopuc - CEP 90619-900 - Porto Alegre, RS, Brasil
55 51 3384-7158 55 51 3384-6893
| Desenvolvido por SUPORTA Web |
Perfil do IL no Facebook Siga o IL no Twitter Comunidade do IL no Orkut