Boa Tarde - 13:12:51 - Quarta-Feira, 16 de Abril de 2014
 

| Home | Fale Conosco | Biblioteca Online | Organizações Parceiras | Publicações Acadêmicas | Loja Virtual |
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Energia e Ambiente - Detalhes sobre essa informação
Título: Embrapa quer ano mais verde
Autor: Editorial do jornal Correio do Povo
Data: 20/03/2012
Link: http://www.correiodopovo.com.br/Impresso/?Ano=117&Numero=172&Caderno=0&Editoria=107&Noticia=404295
Artigo:
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, está empenhada em fazer com que este ano de 2012 seja o ano de uma agricultura mais verde. A ênfase no setor primário virá na forma de suporte para estudos científicos que tenham o condão de fortalecer a produção brasileira e de dar mais estrutura para o sistema produtivo.

Para o presidente da estatal, Pedro Arraes, a ideia é intensificar as ações da empresa, voltada para o incentivo de novas descobertas tecnológicas úteis para os produtores. O objetivo é realizar esse incremento no que tange à inovação sem descurar das metas de sustentabilidade ambiental estabelecidas pelo governo federal.

A Embrapa notabilizou-se por prestar um importante papel em termos de manutenção de reservas dos recursos naturais do país. Enfrentou polêmicas em casos como os dos transgênicos. Hoje, está na vanguarda dos estudos sobre agroenergia. O presidente da empresa revela que as experiências já estão bastante avançadas, como é o caso do dendê no Cerrado.

Uma outra frente de pesquisa está relacionada com o combustível florestal, também conhecido como metanol. Uma palmeira, a macaúba, parece ser indicada para servir de fonte. Caso isso se confirme, será preciso traçar uma área de plantio e procurar parceiros na iniciativa privada.

A Embrapa, pelos seus estatutos, é uma empresa pública dotada de personalidade jurídica de direito privado e isso tem ajudado a obter a agilidade necessária para atuar num setor tão estratégico como o da agricultura. A aceitação dos produtos nos mercados interno e externo exige uma qualidade produtiva que demanda assistência especializada. É o caso da Embrapa, que faz desse assessoramento sua vocação, imprescindível num país de grandes áreas agriculturáveis.
© 2010 INSTITUTO LIBERDADE
Av. Ipiranga 6681 – Prédio 96B, Conj. 107 - Tecnopuc - CEP 90619-900 - Porto Alegre, RS, Brasil
55 51 3384-7158 55 51 3384-6893
| Desenvolvido por SUPORTA Web |
Perfil do IL no Facebook Siga o IL no Twitter Comunidade do IL no Orkut